terça-feira, 23 de abril de 2013

Fé que vira amor, esperança que vence medo!

Foi com o coração cheio de esperança que eu e grande parte da família Soares Ribeiro saímos em direção ao Rio de Janeiro no último final de semana para festejar o casamento dos primos Karine e Cláudio. Quem conhece a história dos dois, sabe que este foi um matrimônio especial. Um momento em que, eu diria, o amor venceu qualquer medo, qualquer insegurança. O amor, sentimento tão bem vivido por Cristo e que nos foi dado como a maior de todas as lições, ganhou novamente.

Para os que estavam na igreja do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, naquela manhã nublada de sábado, dia 20 de abril, a emoção foi um clichê, mas que tem valor até num texto desse blogueiro que vos escreve. Familiares de várias partes do Brasil - Bahia, Santa Catarina, São Paulo, etc - não conseguiram segurar as lágrimas e, numa mistura de sorriso com choro, marcaram as suas memórias eternamente na entrada  vitoriosa e cheia de fé do meu Tio Zé Inácio e de sua filha, a noiva Karine, na igreja. Era a representação do casamento de Deus com o homem anunciando o início de uma cerimônia em que dois humanos se casavam. O que Deus uniu, definitivamente, humanidade nenhuma separa. Se Deus une com amor, esse amor une-se a eternidade. 



Passada a cerimônia religiosa, sobrou comemoração. Como de costume, a família Soares Ribeiro fez festa e fez muito bem feita. Seguimos a tradição, deixada pela nossa matriarca que hoje celebra no céu, Tia Mariene. Música baiana misturada com música carioca e com um toque de sertanejo. Os casamentos nesta árvore genealógica mostram que a separação física não é capaz de desunir a família. É todo mundo primo de  todo mundo, e pouco importa o "grau" ou o local onde mora. Todos unidos por um amor criado lá atrás, num tempo em que não sou capaz de descrever. Pouco importa quem foi o precursor, válido é o quanto este sentimento ainda é forte. Que venham Glorinha, Bia, Guiga, Bernardo, Heleninha, Bruna, Beatriz e todos desta nova geração!! Abracem esse amor, maior de todas as fontes... 


Ano que vem tem mais! Sempre terá mais... Casamentos, bodas, aniversários, tudo vira motivo para reunir esta nossa família. Sugiro até um Encontro Anual de Primos, quem sabe? Fica a dica!

P.S.: Por último, mas de forma nenhuma menos importante, não posso deixar de fazer um agradecimento especial à família dos primos Eduardo e Bianca. Não só pela estadia, pelo acolhimento e pela companhia. Mas, principalmente, pela prova de amor. Eduardo, com certeza inspirado nos ensinamentos passados pelo querido Tio Louri, é uma pessoa que carrega a família na face. É bonito demais ver o prazer que você tem em receber, agregar e fazer essa família existir de verdade. Lembro lá da época em que você vinha nos visitar em Jacobina, e hoje podemos fazer o mesmo no Rio. Bia, você é um ser especial. Mesmo chegando ''depois'', seu amor ultrapassou qualquer ordem cronológica. Sua capacidade de atrair as pessoas faz de você um membro nato da nossa família. Mais do que isso, traz sua mãe (a querida Tia ou "Dona" Sônia) para nossa família. Desta vez, como não tivemos a oportunidade de conversar sobre isso, me encantei ainda mais com a sua maturidade. Muito feliz em ver a Bia mãe, dos recados nas cozinha, do cuidado imensurável com os seus filhos. Obrigado pelo exemplo, de verdade!

4 comentários:

  1. Meu querido primo
    Suas palavras emocionam de verdade e parecem expressar realmente o sentimento de todos que estavam na igreja e nas duas festas que foram feitas após o ato religioso...Agradeço suas palavras e concordo plenamente com elas em todos os sentidos. Agradeço a Deus e as diversas orações de familiares e amigos que possibilitaram que meu pai, ainda na luta contra o Cancêr, entrasse na igreja com minha irmã e ainda curtisse um pouco da festa....todos sabem da luta que meu pai vem travando contra essa doença e acredito que ele esteja bem próximo do sucesso!!! Em nome da de todos lá em casa agradeço do fundo do coração cada lágrima sincera de emoção derramada naquela igreja...agradeço também a pessoas que não puderam estar naquele momento, mas torciam como nunca que tudo desse certo!!
    Grande abraço
    Fábio Rocha

    ResponderExcluir
  2. Vitor vc é demais não tenho palavras para descrever minha emoção neste momento ,vc tem toda razão em todoas as palavras que escreveu , lindo fica com Deus !

    Luisinho

    ResponderExcluir
  3. Meu queridíssimo primo,
    Como eu amo ler o que escreve... A forma como narra e descreve é realmente incrível!!!
    Você faz parte de um seleto grupo de pessoas que escreve com a alma, e mais do que isso, você é capaz de enxergar com a alma, transmitindo assim, tanta verdade e tamanha sensibilidade...
    Esse matrimônio foi mais do que especial, foi um verdadeiro marco em todos os sentidos na história dessa família, que você brilhantemente intitulou: "Fé que vira amor, esperança que vence medo!"
    Você é a tradução viva daquilo que se infere do sentido mais puro da idiossincrasia...
    Obrigada, meu primo, por cada impressão, por cada expressão, por cada suspiro, cada lágrima, cada gargalhada, cada encantamento, e principalmente por todo orgulho que você desperta em cada um de nós.
    Um grande beijo com muito carinho,
    Bia.

    ResponderExcluir
  4. Grande primão, faço das palavras do Fábio as minhas, vc simplesmente conseguiu traduzir o sentimento de todos em relação
    ao casamento e a luta do meu pai.
    Gostaria de agradacer a sua sensibilidade e o texto maravilhoso
    que escreveu.
    Um abraçaooooo e obrigado por tudo!!
    André Rocha

    ResponderExcluir