terça-feira, 1 de maio de 2012

Por que essa orla, Salvador?

Não precisa ser arquiteto ou urbanista para saber que a orla de Salvador é mal aproveitada. Esta convicção torna-se ainda mais saliente quando conhecemos orlas de cidades menores, com população e arrecadação de impostos inferiores à nossa. Sem pretensão de fazer qualquer crítica simplista, ou intuito de desfazer a cidade em que moro, devo dizer que neste final de semana que passei em Aracaju, a pergunta que me fiz em diversos momentos foi "Por que essa orla, Salvador"?
A Bahia tem o maior litoral do Brasil. Salvador é a terceira capital do país em população, com quase 2,7 milhões de habitantes. No entanto, a extensa orla de Salvador, sendo gentil, tem pouquíssimos pontos movimentados durante a noite, por razões difíceis de entender. Em uma rápida ponte-aérea para a capital sergipana ou alagoana, o soteropolitano pode ver praias cheias durante a noite, com movimentações comerciais, práticas esportivas, muita luz e bares que ficam localizados verdadeiramente na orla e ajudam a manter as praias movimentadas (na foto ao lado, pequeno trem movimenta orla de Aracaju durante a noite).
As orlas tem naturalmente a característica de serem locais democráticos, nos quais as pessoas podem se divertir ou descansar sem precisar gastar muito dinheiro. Em Maceió ou Aracaju, não é raro avistar casais tomando um vinho ou simplesmente vendo o anoitecer nas praias. Em Salvador, nem mesmo nos locais turísticos isso é possível. Falta mais do que segurança, falta movimentação. A população não participa da vida na orla, não tem atrativos para isso. Nem mesmo a Barra, parte mais movimentada da cidade alta, tem uma orla tão movimentada durante a noite. Na cidade baixa, em alguns pontos como na Ribeira, há uma maior participação das pessoas nas praias durante a noite. Por que essa orla, Salvador? Por que estamos tão distantes de capitais próximas e menores? Não é por acaso. Interesses econômicos e políticos fazem a orla de Salvador ser como é. Ou falta interesse? Com a palavra, o eleitor. Afinal, em 2012 tem eleição.

Um comentário:

  1. Fiz essa pergunta quando conhece a orla de Maceio e percebi que Salvador deixa a desejar. Esse é o nosso Brasil, cada um com seu interesse.

    ResponderExcluir