sexta-feira, 4 de maio de 2012

Soleil: um sonho com os olhos abertos

No mundo tão atual, alucinante e contemporâneo é até um clichê dizer que temos pouco tempo para pensar, refletir e fugir das nossas realidades. Seria ainda mais ilógico se aqui eu propusesse que nos déssemos a oportunidade de sonhar com os olhos abertos... É possível? Depois da experiência que vivi nesta semana, não tenho dúvidas em afirmar que sim.
O Cirque du Soleil é um sonho, um mundo de fantasias que desce sobre a Terra e permite que crianças, jovens e adultos consigam sonhar acordados, ultrapassar o limite da felicidade. Para mim, entrar naquele lugar foi a realização de um objetivo que ainda parecia distante e se tornou ainda mais pleno pela companhia  singular da minha amada mãe.
Faltavam alguns minutos para o início do espetáculo, quando entramos e fomos conhecer um pouco da história do Cirque e da apresentação que está em cartaz em Salvador - Varekai. Trata-se da história de um jovem que voava para alcançar o Sol e, de repente, cai e é recebido no mundo Varekai, onde a fantasia encanta e cativa qualquer ser. Voltando a falar sobre a "realidade" do Cirque, são vários espaços, com souvenirs de todos os tipos e formas, praça de alimentação, cartazes para fotos e, finalmente, o palco principal, que não tem a menor condição de ser chamado de picadeiro.
Mais do que um espetáculo circense, Varekai é a reunião de circo, teatro, música e dança. Toda a apresentação é regida musicalmente por uma banda, que toca e canta as músicas ao vivo. O figurino e a maquiagem dispensam qualquer comentário. As roupas e os desenhos nos rostos dos atores são feitos com a riqueza de detalhes que não deixa nenhuma dúvida de que toda aquela fantasia é verdadeira, desde que se compre a ideia de que estamos sonhando. E não há quem não compre.

Os números de malabarismo e equilíbrio desafiam as leis da física, fazem os presentes fecharem os olhos e gritarem como se não estivessem acreditando no que observam. Soleil é um lugar em que os profissionais não deixam a menor dúvida que amam sua profissão, quase como um sacerdócio. Soleil é um lugar para apaixonados. Soleil, como disse uma das funcionárias temporárias em uma entrevista à TV Bahia, é perfeito porque sonhos são perfeitos e trata-se, sem dúvidas, de um grande sonho.

Não poderia deixar de dizer que assistir a tudo isso acompanhado de minha mãe foi um presente de Deus que a vida me reservou. Entrar com ela no Cirque e ver os seus olhos brilharem de emoção foi algo que jamais sairá da minha memória. Nunca tinha vivido a sensação de ver a minha mãe mãe virar criança por alguns minutos, sorrindo sem pensar em futuro, vivendo o sonho de também ser parte de um espetáculo.  Sem dúvidas, o Cirque du Soleil me surpreendeu em todos os sentidos.

Abaixo, algumas cenas do espetáculo Varekai, do Cirque du Soleil:


Nenhum comentário:

Postar um comentário